5S – Uma técnica oriental para te ajudar a eliminar a bagunça

09:21

Essa ferramenta criada na indústria automotiva pode ajudar você a organizar seu guarda-roupas, quarto, home office, praticamente dá para aplicar em tudo, além de não deixar a decoração com objetos em excesso. Então vamos conhecer o 5S – Uma técnica oriental para te ajudar a eliminar a bagunça.
Após a 2° Guerra Mundial, o Japão não tinha muitos recursos e a técnica do 5S foi implantada na produção de veículos e fez com que o processo produtivo ganhasse agilidade e redução do desperdício de materiais, tempo e espaço.

Na imagem, podemos ver o ciclo usado. É bem difícil traduzir palavras da cultura oriental, por isso, no Brasil, foi adotada a utilização do termo “Senso” para manter o nome 5S da ferramenta. Para ficar mais clara a aplicação do 5S, vou usar o exemplo de como podemos arrumar o armário aplicando a técnica em cada etapa.

Arrumando o armário com o 5S

Seiri

A primeira etapa é aplicar o Senso de Utilização. Tire todas as roupas do armário e comece a separar o que é útil para você. As roupas que você não usa mais, não servem bem, estão com algum defeito ou enjoou devem ser retiradas, deixando mais espaço para as coisas que você realmente usa.

Seiton

Este é o Senso de Organização. A criação de categorias pode facilitar muito a organização. Não há uma regra, as categorias devem se adaptar as suas necessidades. Uma ideia é organizar, todos os pijamas, calças jeans, camisetas e demais roupas em pilhas.

Seiso

Hora de arregaçar as mangas e usar o Senso de Limpeza. É importante limpar todo o armário para poder guardar as roupas, não guardar roupas sujas ou usadas junto das limpas, evitando mal cheiro no armario e nas demais peças.

Seiketsu

O Senso de Saúde consiste em padronizar as práticas saudáveis. Quando perceber algo fora do normal você deve corrigir. Uma roupa furada deve ser enviada para costura; se notar uma mancha, lave novamente antes de guardar. Isso irá poupar você de apuros, pois, todas as roupas se manterão em ordem e prontas para usar.

Shitsuke

Por fim, é a hora do Senso de Autodisciplina. Você deve assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis. Sabe aquela preguicinha de fazer algo? Aqui não rola, independentemente do que acontecer no seu dia, você deve manter os padrões de organização.
O resultado da aplicação da técnica do 5S é excelente, o mais importante é que aconteça a mudança de comportamento nas pessoas. Precisamos entender que se não mantermos o compromisso o armário, ou qualquer outro cômodo que estiver sendo organizando, vai ficar desordenado e continuará acumulando coisas, até que volte a bagunça de sempre.
Espero que tenham gostado das dicas e me mandem fotos da sua organização. É só marcar o @acertandootom no Instagram.

Beijinhos e até mais

Você pode gostar também

6 comentários

  1. Amei o post, eu aprendi sobre os 5S no trabalho a muito tempo atrás e gostei de relembrar, vou agora aplicar no meu Closet pq está precisando kkkk
    Obrigada pela dica 😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplica mesmo, da super certo! ;) Muito obrigada Dani.

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar dessa técnica mais AMEI, vou aplicar na minha vida com certeza. Beijinhos...

    Nayane Martins

    ResponderExcluir
  3. Gentee que máximo isso! E você acredita que vi um cartas desse sistema, em um grupo de construção, construção mesmo sabe, onde havia almoxarifado, pedreiros, construtores e tudo mais, e perto do almoxarifado havia um cartas com esse sistema, e agora lembrei! E nem sequer havia pensado em adotar isso para dentro de casa hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Débora! Essa técnica surgiu para a industria, mas é valiosíssima para organizar nossa casa!

      Excluir

Deixe seu comentário!

Like us on Facebook

YouTube

Loading...